Translate

Memorial a Escola

MEMORIAL DA ESCOLA NEWMAN QUEIROZ


O memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.



A Escola Estadual Newman Queiroz teve seu início em 1971, através do Decreto Municipal nº 171/71 e era mantida pela Fundação Educacional Jucurutuense. Quem conhece a cidade de Jucurutu sabe muito bem onde é o Hospital Maternidade Dr. Carlindo Dantas. E era justamente lá onde hoje é o hospital que era o prédio da Escola Estadual Jucurutuense. Naquele tempo era Ginásio Newman Queiroz e por falar em nome, essa escola já mudou muitas vezes. Ela surgiu sendo Fundação Educacional Newman Queiroz. O nome Newman Queiroz foi uma homenagem prestada ao filho do prefeito da época Nelson Queiroz e que morrera, vítima de um câncer. Depois passou a ser ginásio, um bom tempo depois passou a ser chamada de  Escola Estadual Newman Queiroz – Ensino de 1º e 2º Graus. E agora só funciona o ensino médio, mas de acordo com a secretaria de educação, como sua fundação tinha o objetivo de atender ao que atualmente e denominado de ensino fundamental temos que preservar a referida nomenclatura, isto é, Escola Estadual Newman Queiroz – Ensino Fundamental e Médio. E, bem recentemente, Escola Estadual Newman Queiroz, ....



Que coisa boa estou sentindo neste momento! Bem que dizem, “recordar é viver”. Parece um filme passando na minha cabeça. Lembro muito bem a farda daquele tempo era uma túnica de tergal branco com um viés azul marinho no punho e calça também azul marinho. Nossa, pra gente chegar lá era muito distante! Contavam-se as casas. O bairro Vila Santa Isabel ainda era pouco habitado. Passávamos a ponte. Mas não era a atual ponte. Era no mesmo local, só que abaixo quando a gente olha ainda é possível ver as ruínas. Após a ponte, tinha um mata-burro e o matadouro ao lado direito.

A escola à época tinha uma turma para cada série. Pela manhã e intermediário funcionava da 1ª a 4ª série e à tarde da 5ª a 8ª, sendo que as turmas foram implantadas gradativamente. Com o tempo a demanda foi crescendo e o espaço foi ficando pequeno. 

A escola era formada pela secretaria, direção, quatro salas de aulas, um banheiro feminino e outro masculino, uma área aberta satisfatória e até então atendia as necessidades. Com o passar dos tempos acresceu o turno noturno e aí tem uma passagem maravilhosa. Criaram uma turma para atender aquelas pessoas que há muito tempo tinha terminado o ensino primário e logo apelidaram de turma do museu. Nessa turma tinha um senhor que tinha uma camionete picape que levava e trazia os alunos de carona e cá pra nós era perigoso porque ficava muito cheia, mas ao mesmo tempo muito divertido.

Os diretores e professores, geralmente vinham de fora ou então podia ser a mulher do delegado ou de um médico. O dentista também dava aula, até os bancários davam aula! Se hoje fôssemos depender de aulas de médico, dentista ou bancário não tinha aula. Não quero entrar na discussão salarial, tampouco capitalista. Com o crescimento e desenvolvimento os alunos da 1ª turma concluinte passaram a ser professores da mesma instituição que foi responsável pela sua formação básica. Atualmente, ainda boa parte dos professores também teve sua formação na própria escola e que galgaram um espaço nas universidades.

Bom, lá se foram os anos e a demanda foi crescendo, crescendo e o espaço cada vez mais  tornando-se pequeno. Foi  quando em  1980, houve a conquista de um novo prédio, cedido pela prefeitura municipal. Em 1993 deixa de ser  fundação e passa a pertencer a rede estadual. Desta vez passou para a Rua Major Lula, Nº 212 no centro da cidade de Jucurutu.  Era uma escola com 10 salas de aula, secretaria direção, cozinha e corredores. Área de lazer não existia. Passou por várias reformas, tentando-se adaptar as necessidades como a implantação da sala de vídeo e biblioteca.



No entanto, logo se tornou pequena. Em 2000 começamos a luta por um prédio próprio. Lembro que na elaboração do Projeto Político Pedagógico do mesmo ano, colocávamos como uma das metas a serem alcançadas. Fizemos ofícios, abaixo-assinados e através do Projeto Alvorada conseguimos a nova escola que foi inaugurada em 2006 e em 2007 começou o funcionamento nas novas instalações que está localizada à Rua José Lourenço, nº 01, Alto da Bela Vista, Jucurutu/RN.




A Escola Estadual Newman Queiroz – Ensino Fundamental e Médio, tem dez salas de aula, direção, secretaria, almoxarifado, depósito, sala de professores, sala de apoio pedagógico, sala de vídeo, cozinha, laboratório de informática de ciências, recreio coberto, banheiros, biblioteca e algumas adaptações de acessibilidade. Atualmente, está passando por uma reforma, criando duas salas para laboratórios, critérios exigidos para a implantação do Brasil Profissionalizado.


Atualmente atende uma clientela de 826 alunos, sendo 08 turmas de 1º ano, 06 do 2º e 06 do 3º do ensino médio. A faixa etária vai dos 14 anos até os 60 anos e funcionam os três turnos. Ainda conta com parcerias do SENAI e SEBRAE, através de cursos profissionalizantes e do Projeto DESPERTAR.
 Gostaria de como servidora estadual desde 1986 e sempre nessa mesma instituição de ensino concluir dizendo que entre fracassos e sucessos tenho um carinho especial por esta escola e, é motivo de orgulho saber que o índice de alunos do Newman Queiroz estão conseguindo entrar nas universidades e crescentes a cada ano e representarmos tão bem como é o caso do Jovem Embaixador/2008 e possivelmente em 2010.



Autor: Maria do Socorro Soares Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário